Caderno de Campo #5


ADPTN adere ao Projeto Rios

"A Associação de Defesa do Património de Torres Novas associou-se ao Projeto Rios e está, neste âmbito, a constituir um grupo que vai adotar, conhecer e monitorizar um troço do Rio Almonda, já a partir da próxima primavera.
Infelizmente, são por todos conhecidos os problemas que afetam o Rio Almonda e várias outras linhas de água do concelho. No passado e no presente, a própria ADPTN, enquanto associação de defesa do património natural local, tem chamado a atenção para a necessidade de proteção e valorização do Rio Almonda, contra a poluição e a favor de iniciativas que promovam a qualificação deste elemento diferenciador do nosso território. Em colaboração com outros movimentos, entidades ou associações locais, a ADPTN vai continuar a fazê-lo.
Mas a adesão ao Projeto Rios tem também outros objetivos, associando a defesa ambiental à promoção do que é hoje designado de eco-cidadania, de fomento da participação pública por um rio melhor e o incentivo a práticas de educação ambiental mais perenes e consistentes. É neste sentido que o grupo da ADPTN do Projeto Rios vai atuar.
O Projeto Rios surgiu há 20 anos na Catalunha e está em implementação em Portugal de 2006. Em Espanha tem mais de 1000 grupos a monitorizar troços de linhas de água e em Portugal mais de 300. Coordenado pela ASPEA, Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o projeto inclui ainda outras organizações parceiras e temo como objetivo central a promoção da sensibilização da sociedade civil para os problemas e necessidades de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos.
Assim, vamos adotar um troço urbano do rio, com cerca de 500 metros, caracterizá-lo e visitá-lo pelo menos duas vezes por ano, na primavera e no outono. Nas saídas de campo, abertas à participação de todos, vamos identificar a flora, a fauna e outros aspetos da paisagem ribeirinha, recolher amostras, analisar a qualidade da água e outros aspetos de caracterização do estado do rio, fazendo publica a informação obtida. Um outro compromisso do projeto é o desenvolvimento de uma ação anual de melhoria, relativa ao troço de rio adoptado ou para todo o conjunto do Almonda.
Neste sentido o Projeto Rios é para a ADPTN uma oportunidade de aliar a defesa de um valor natural à educação ambiental, a promoção da ciência à participação pública, ou o conhecimento à cidadania. Estão todos convidados a participar.

Jorge Salgado Simões. Geógrafo. Técnico superior de educação."

* O caderno de campo é a ferramenta usada pelos investigadores de diversas áreas do conhecimento (como a biologia, a geologia, a geografia, a sociologia, a literatura, a arquitetura, a antropologia, as belas artes e outras) para anotar as observações das saídas de campo ou reflexões avulsas.

ADPTN | Associação de defesa do património de Torres Novas

Publicado por:

ADPTN

Missão: salvaguarda dos patrimónios; resiliência territorial; produzir conhecimento; suscitar encontros e debates.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram