MISSÃO

A ADPTN vai ser recativada. Regista e assume o trabalho realizado em defesa e valorização do património de Torres Novas entre 1980 e os finais dos anos 90 e relança as bases programáticas e sua a missão para o tempo presente.
 
1. Partindo da perspetiva tradicional de proteção do património, muito alicerçada nos testemunhos físicos herdados do passado, mas querendo ir mais além, a ADPTN pretende contribuir para a proteção integrada dos patrimónios, material e imaterial, cultural e natural, assumindo-os como molde da identidade torrejana, mas também como força motriz do desenvolvimento equilibrado do concelho de Torres Novas.
 
2. Reconhecendo um meritório percurso cumprido no passado, a ADPTN quer agregar o saber dos indivíduos que a integram e que com ela colaboram, reafirmando a importância da produção de conhecimento sobre o território na construção de uma visão coletiva para o futuro de Torres Novas.
 
3. A ADPTN quer devolver à cidade e ao concelho um fórum de reflexão sobre as dinâmicas e as transformações do território torrejano, um fórum plural aberto à participação individual e onde se agreguem a história, as gentes e o espaço. desta síntese, surgirá uma agenda que possa contribuir para o usufruto deste território com conforto, qualidade de vida e memória.
 
4. A ADPTN assume como missão contribuir para a salvaguarda do património material e imaterial torrejano, e com ela para a capacidade de resiliência territorial deste concelho. Para prosseguir este fim, a ADPTN quer suscitar encontros e debates, produzir conhecimento e contribuir para a fruição do território enquanto exercício coletivo de cidadania.
 
 

Instagram